Amamentação ajuda no desenvolvimento e protege o bebê contra doenças

Muitas vezes o hábito da amamentação tem sido deixado de lado pelas novas mães, principalmente com o desenvolvimento da indústria de alimentos para recém-nascidos. Contudo, de acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é essencial para garantir a saúde do bebê. Além de oferecer nutrientes, o leite da mãe também protege contra doenças. Estudos mostraram que a amamentação ajuda a reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos: percentual maior do que é prevenido pela vacinação ou pelo saneamento básico, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A indicação é que o leite seja o único alimento até os seis meses de vida, com a introdução gradual de outros tipos de alimentos na dieta. Confira mais benefícios da amamentação:

- Protege o bebê de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias;

- Diminui o risco de obesidade infantil;

- É um exercício para o desenvolvimento da face e dos dentes do bebê;

- Desenvolve a fala e melhora a respiração

 

Bancos de leite

Os bancos de leite são uma alternativa para casos em que as mães de prematuros e recém-nascidos não podem amamentar seus filhos. Cada litro de leite pode atender até dez crianças que estão internadas nessas condições. O Brasil é o país com mais bancos de leite no mundo, e em Juiz de Fora a coleta pode ser feita na casa das mães que querem doar. Mais informações pelo telefone (32) 3690-7436.