Conheça os benefícios da Vitamina C para o seu organismo

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um micronutriente essencial ao nosso organismo. Entre os principais benefícios estão o aumento da absorção orgânica do ferro de origem vegetal, que ajuda a prevenir a anemia, e a síntese do colágeno, responsável pela resistência de ossos, dentes e paredes de vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina estimula o sistema imunológico, promovendo maior resistência a infeções e auxiliando no processo de cicatrização de feridas. Ela pode ser encontrada principalmente em frutas como laranja, acerola, limão, morango, além de em alguns vegetais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade necessária para prevenir a deficiência e doenças como o escorbuto é em torno de 10mg/dia. Contudo, situações como lactação, gestação, queimaduras e pós-cirurgia podem elevar essa necessidade. Os fumantes também precisam de uma quantidade maior.
O consumo além da quantidade recomendada também pode fazer mal. Doses superiores a 1g/dia podem causar diarreias, cálculos renais e absorção excessiva do ferro. Por isso, a indicação é manter uma alimentação saudável, complementada apenas caso exista prescrição médica.

Sinais de deficiência

Os sintomas da falta da vitamina C no organismo são manchas na pele, pontos de vermelhidão causados por rompimentos de vasos internos e, em casos mais graves, histeria e depressão. O escorbuto é o ponto máximo da deficiência. Os primeiros sintomas desenvolvem-se de quatro a seis meses de baixa ingestão.