Dia Mundial do Rim alerta para os riscos da obesidade

O Dia Mundial do Rim de 2017 busca conscientizar a população sobre os riscos da obesidade, considerada um dos fatores centrais para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica. Por isso, em todo o mundo serão realizadas diferentes ações educativas, estimulando a adoção de um estilo de vida saudável. neste ano, a data é comemorada no dia 9 de março.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, e outros 700 milhões obesos. No Brasil, a obesidade vem crescendo, e estudos estimam que mais da metade da população esteja acima do peso ideal. Entre as crianças, esse percentual gira em torno de 15%.

Pessoas nessas condições forçam mais os rins e têm entre duas a sete vezes mais riscos de desenvolverem Doença Renal Crônica e outras enfermidades, como diabetes, hipertensão, problemas no coração e dislipidemias.

Clique aqui e saiba mais sobre a campanha

Como cuidar dos seus rins

Adotar hábitos saudáveis é a melhor solução para manter o corpo e os rins em perfeito funcionamento. Confira algumas dicas:

- Beba bastante água e sucos naturais

- Diminua o consumo de sal

- Evite o sobrepeso e a obesidade

- Pare de fumar

- Vá ao médico e realize exames laboratoriais preventivos periodicamente