Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Segundo o Ministério da Saúde, o ato de doação de leite humano pode salvar vidas, uma vez que a cada 300 ml, cerca de dez bebês podem ser salvos. A campanha “Doe Leite Materno” encabeça pela Rede Global de Bancos de Leite Humano tem como objetivo conscientizar as mamães sobre a importância da doação e prevê o aumento do número de novas doadoras voluntárias. Ainda de acordo com o Ministério, a amamentação é a principal maneira de redução da mortalidade infantil.

O leite materno é o principal alimento do bebê e é de extrema importância para o desenvolvimento dos pequenos. Muito mais que nutrir, os benefícios são: as proteínas de elevada qualidade; as gorduras (ômegas 3 e 6); os antioxidantes; as enzimas digestivas e produção de glóbulos brancos (ajuda no combate de infecções). As mamães também têm vantagens que incluem: a redução de hemorragias e infecções pós-parto; a diminuição de nódulos mamários e a perda de peso.

Os Bancos de Leite Humano (BLH) são iniciativa públicas vinculadas a hospitais infantis e maternidades, as quais são responsáveis por promover o aleitamento e executar as atividades de coleta e controle de qualidade. Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza bastante leite pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite da cidade através do telefone 3690-7436 ou ir pessoalmente na rua São Sebastião, 772 no Centro.