Vacina contra HPV passa a ser aplicada em meninos de 11 a 15 anos incompletos

Desde o início do ano a vacina contra o HPV é disponibilizada para meninos de 12 e 13 anos. Agora, a faixa etária ficou maior, de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O objetivo em vacinar esse público é gerar proteção contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. E a definição da faixa etária, visa imunizar os adolescentes antes da vida sexual, ou seja, antes de terem possibilidade de contato com o vírus.

Também terão direito à vacina homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. Além disso, cerca 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, também podem se vacinar contra HPV.

 

 Intervalo da vacina

Meninos e meninas precisam tomar duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Para pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos e devem ser vacinadas no intervalo de 0, 2 e 6 meses. Portadores de HIV precisam apresentar prescrição médica.

Fonte: Portal da Saúde